A RELAÇÃO PARADOXAL ENTRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL E A AGREGAÇÃO DE VALOR AO NEGÓCIO DE PAPEL E CELULOSE

Maria Vanderlisce Vieira Oliveira, Nayana Priscila Biazini, Bianca Cristina Fuzaro, Marco Antônio Figueiredo Milani Filho

Resumo


Este estudo exploratório objetivou verificar se o discurso socialmente responsável adotado por diferentes segmentos do mercado consumidor apresenta algum impacto econômico-financeiro significativo nas empresas de Papel e Celulose, conforme a percepção de seus respectivos gestores. Secundariamente, este trabalho também buscou conhecer quais são as principais ações estratégicas desenvolvidas pelas empresas de Papel e Celulose para que, eventualmente, o discurso voltado para a redução de consumo de bens relacionados a essa cadeia produtiva não afete seus resultados. A amostra foi formada por três grandes empresas produtoras e grupo de empresas consumidoras foi formado pelas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F/Bovespa. A análise dos dados apontou que o discurso socialmente responsável não apresentou, até o momento, sinais de impacto significativo no volume de comercialização de papel destinado tanto ao mercado interno quanto ao externo, mas parcela significativa dos consumidores declarou ter reduzido o consumo de papel e, ainda, estar mais atenta com relação à certificação de origem e impactos ambientais desses produtos, sugerindo que há um impacto potencial no volume de vendas de papel.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634