DIVULGAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS SEGUNDO AS NOVAS PRÁTI-CAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO 2008/2009

Carla Rodrigues da Silva, Patrícia Yukari Hobo, Paula Novelli Scarelli, Sabrina Hiromi Kudo, Maria Thereza Pompa Antunes

Resumo


Este estudo objetivou analisar as alterações ocorridas na divulgação do grupo dos ativos intangíveis das companhias abertas brasileiras do segmento Novo Mercado, nos anos de 2008 e 2009, período antecedente à exigência de adequação total às novas normas de contabilidade que visam o alinhamento às normas internacionais. Estudo do tipo descritivo e de natureza qualitativa foi efetuado junto a uma amostra de 71 empresas cujos dados foram extraídos das demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2009; as informações referentes a 2008 foram extraídas de trabalho anteriormente realizado. A análise permitiu identificar os tipos de ativos intangíveis mais divulgados, além de se verificar que as alterações mais significativas ocorreram no exercício findo em 2008. Pode-se concluir que as companhias já estavam se alinhando aos novos padrões de contabilidade, especificamente na questão dos Ativos Intangíveis, o que pode denotar uma predisposição positiva da gestão dessas empresas em se adaptar à nova realidade.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634