DIVULGAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS SEGUNDO AS NOVAS PRÁTI-CAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO 2008/2009
Resumo
Este estudo objetivou analisar as alterações ocorridas na divulgação do grupo dos ativos intangíveis das companhias abertas brasileiras do segmento Novo Mercado, nos anos de 2008 e 2009, período antecedente à exigência de adequação total às novas normas de contabilidade que visam o alinhamento às normas internacionais. Estudo do tipo descritivo e de natureza qualitativa foi efetuado junto a uma amostra de 71 empresas cujos dados foram extraídos das demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2009; as informações referentes a 2008 foram extraídas de trabalho anteriormente realizado. A análise permitiu identificar os tipos de ativos intangíveis mais divulgados, além de se verificar que as alterações mais significativas ocorreram no exercício findo em 2008. Pode-se concluir que as companhias já estavam se alinhando aos novos padrões de contabilidade, especificamente na questão dos Ativos Intangíveis, o que pode denotar uma predisposição positiva da gestão dessas empresas em se adaptar à nova realidade.
Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634