O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO GERENCIAL SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Resumo
Este trabalho buscou investigar o processo de aprendizagem gerencial sob a perspectiva teórica de aprendizagem social. Esta abordagem enfatiza a aprendizagem que ocorre no ambiente de trabalho através dos relacionamentos interpessoais. Os conceitos estão apoiados nas teorias de Gherardi, Nicolini e Odella (1998) e Lave e Wenger (1991). Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com seis gerentes de diferentes empresas. O roteiro da entrevista foi construído a partir do referencial teórico. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Como principais resultados, temos: a falta de preparo para assumir um cargo gerencial presente em todos os casos; o processo de aprendizagem gerencial ocorreu pelas vias formal, informal, individual e social simultaneamente; a pequena importância do aprendizado formal e a elevada importância do aprendizado por meio dos relacionamentos sociais tanto no tocante à aprendizagem quanto na legitimação do gerente.
Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634