A INTERNACIONALIZAÇÃO DA LOCALIZA: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓTICA DO COMPOSTO DE MARKETING DE VAREJO

Marcela Dantas de Assis, Nívia Muller Camilo, Orlando de Oliveira Dourado Júnior, Marcelo Kaoru Takahashi, Adriana Beatriz Madeira

Resumo


O estudo objetivou analisar como ocorre o composto de marketing de varejo em empresas brasileiras que atuam internacionalmente. Para tanto, foi realizado um estudo de caso qualitativo exploratório com a empresa Localiza. Como resultado, o estudo contempla uma contribuição de aspecto teórico e de caráter empírico. A partir da revisão teórica, propõe-se um modelo para o composto de marketing de varejo internacional. A triangulação no processo de análise das fontes de evidência permitiu perceber que a empresa Localiza, ao entrar em países estrangeiros por franquia busca a padronização da apresentação e de sua marca; faz adaptações nas situações em que há diferenças na legislação, cultura, preferências do consumidor, estrutura de fornecimento e concorrência de empresas entre do país de origem – Brasil – e do novo país.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634