USO DAS REDES SOCIAIS PELO SETOR EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Cesar Alexandre de Souza, Pedro Marins Freire Teberga

Resumo


Nos últimos cinco anos, observou-se a adoção das redes sociais, em particular do Facebook, como meio de comunicação e marketing de grandes empresas. Esse meio está sendo testado com certas vantagens ao ser comparado com os demais existentes. Essas incluem a possibilidade de se ter uma maior proximidade com o consumidor, custo baixo para promoção das campanhas e o aumento do trabalho colaborativo. Esse trabalho é um estudo do uso das redes sociais, em particular do Facebook, do seu processo de implementação e utilização em empresas, de seus benefícios e de seus possíveis impactos nas políticas de promoção de marcas. Na pesquisa empírica, o trabalho analisou, por meio de levantamentos, aspectos ligados à utilização das redes sociais pelas empresas selecionadas. Em relação às conclusões, destacam-se a diferenciação do comportamento do usuário quando analisado por gênero e a importância da comunicação proativa das empresas em suas fan pages.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634