PRÁTICAS DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM PEQUENAS EMPRESAS
Resumo
A gestão de pequenas possui particularidades operacionais que desafiam os administradores e exige domínio das técnicas e ferramentas gerenciais no processo decisório tal qual em grandes organizações. A gestão de custos e a determinação do preço de venda dos produtos são componentes estratégicos relevantes que influenciam o desempenho empresarial. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo descritivo é identificar as atuais práticas de custos e de formação de preços utilizadas em pequenas empresas industriais, a fim de se conhecer as principais características envolvidas nesses processos. Após a análise da situação de três organizações industriais paulistas, foram constadas deficiências estruturais e carência técnica de custos nas empresas estudadas, cujos administradores ressentem a ausência de sistemas específicos e atualizados de custeio e, ainda, a dependência direta dos concorrentes para formar o próprio preço de venda. Tal fato prejudica o planejamento e a apuração das margens individuais de contribuição de cada produto.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634