VALORES E ATITUDES DIANTE DE COMPLIANCE
Resumo
Este estudo buscou levantar e relacionar os valores e atitudes dos funcionários em relação ao Compliance em empresas de diversos tipos e naturezas de atividade. Para a consecução da pesquisa optou-se por fazer um estudo de natureza quantitativa, sendo a pesquisa caracterizada como exploratória. No embasamento teórico do artigo foi utilizada a linha de Valores Concorrentes e Compliance conceituado sobre a ótica de autores científicos e mercado. Para a coleta de dados foi utilizada a escala OCAI, validada pela técnica Multidimensional Scaling, para mensurar os Perfis de Cultura (Clã, Adhocracia, Mercado e Hierarquia) e também a escala de Compliance, desenvolvida pelos autores, com cinco dimensões (Cumprimento de Normas, Ética, Controle, Gerenciamento de Riscos e Imagem e Reputação). A pesquisa foi composta por uma amostra não probabilística composta de 216 pessoas que trabalham/estagiam há mais de 10 meses. Na análise dos dados, efetuada por intermédio de Estatística Descritiva Simples e Multivariada (regressão e análise fatorial), os resultados foram obtidos através da correlação e regressão entre os Perfis de Cultura, dimensões de Compliance e a Questão Global Comprometimento. Os resultados indicaram que os Perfis de Cultura Hieraquia, Clã e Mercado são os valores concorrentes que mais afetam a aderência ao Compliance, e o Perfil Adhocracia não apresentou nenhuma relevância para este estudo, podendo, portanto, ser alvo de pesquisas futuras.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634