VAREJO SOB A PERSPECTIVA DO COMPOSTO DE MARKETING ONLINE: O ESTUDO DE CASO BASICO.COM

Ana Carolina Adamson Corrêa, Angélica de Prete Carvalho Souza, Ariane Florentino de Souza, Bruno Renato de Aquino Peyroton, Karolynny Alves Santos, Adriana Beatriz Madeira, Patricia Gonçalves Vidal

Resumo


Este estudo objetivou investigar como ocorre o composto de marketing em uma empresa de varejo online brasileira. No referencial teórico foram abordados os tópicos estratégia, varejo, varejo online e o composto de marketing. A pesquisa teve caráter qualitativo exploratório, por meio de estudo de caso. As fontes de evidências empregadas foram entrevistas por meio de roteiro de perguntas semiestruturadas e observação participante e direta. A análise dos dados se deu por triangulação entre as fontes de evidência e o aporte teórico. Verificou-se que a Basico.com é uma empresa startup que possui uma estratégia genérica de diferenciação e de enfoque. O mix de produto é enxuto e simples, que vai de consonância com a cultura e proposta do negócio. Sua precificação alinha-se a qualidade que o produto possui. O P de promoção é feito majoritariamente por meio de canais eletrônicos. O P de apresentação procura criar a linguagem e o conceito da marca através do layout. O P de pessoal não é totalmente formalizado e estruturado. Quanto ao P de ponto, a empresa decidiu ser online principalmente pelo menor custo.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634