FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PORTFÓLIO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS – ESTUDO DE CASO
Resumo
Dada a crescente complexidade do ambiente de negócios e da natureza multiproduto, multimercado e multinacional das organizações, a gestão de portfólio de produtos, projetos e recursos tornou-se cada vez mais importante para a geração sustentável de bons resultados. Este trabalho teve por objetivo entender como as diferentes propostas e ferramentas de gestão de portfólio podem contribuir para a elaboração de estratégias de crescimento e estratégias competitivas. Para atingir este objetivo foi realizada uma revisão teórica acerca das estratégias de crescimento e estratégias competitivas e, em maior profundidade, acerca da gestão de portfólio de produtos e suas propostas, ferramentas e métodos. Além da revisão teórica foi feita uma pesquisa de campo, por meio de estudo de caso para melhor entender como as ferramentas de gestão de portfólio são aplicadas em uma empresa e quais são os impactos de seu uso nas estratégias de crecimento e estratégias competitivas. A partir da análise de todas as informações coletadas foi possível confirmar o impacto positivo da gestão portfólio no planejamento e execução estratégica.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634