DETERMINANTES DAS EXPORTAÇÕES DE ÓLEO DE SOJA DO BRASIL PARA O MERCADO INDIANO (1999 A 2012)

Rodrigo Abbade da Silva, Mygre Lopes da Silva, Daniel Arruda Coronel

Resumo


Este trabalho analisa o comportamento das exportações brasileiras de óleo de soja para a Índia, no período de 1999 a 2012. Neste sentido, foram utilizados os Índices de Orientação Regional (IOR) e de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (VCRS). Os resultados indicaram não apenas que o Brasil apresenta vantagem comparativa na produção óleo de soja, mas também que essa commodity é expressivamente orientada para a Índia. Por conseguinte, o Brasil é competitivo no mercado mundial de óleo de soja, e também há grande dependência entre os dois países, a qual diminuiu significativamente de 2001 a 2010, período que contempla altas barreiras comerciais na Índia e a crise econômica mundial. A tendência de baixa só foi revertida em 2011, com a redução nas barreiras tarifárias e possível diminuição dos efeitos da crise.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634