A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA COMPRA DE COSMÉTICOS: UM ESTUDO COM CONSUMIDORAS DAS CLASSES C1 e C2

Renata S. Bernardes de Queiroz, Maria Aparecida Oliveira, Juliana da Silva

Resumo


Essa pesquisa busca identificar a importância dos fatores experiências no processo de compra de cosméticos, em lojas no formato de franquia, das consumidoras das classes C1 e C2, com idades entre 18 e 42 anos. Como base teórica, foram adotados estudos sobre o comportamento do consumidor, marketing de varejo e marketing experiencial e os elementos provedores de experiência de compra. A pesquisa partiu de abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório-descritiva, considerando os resultados de observação pessoal de algumas lojas das marcas escolhidas, e entrevistas em profundidade com os clientes. Os atributos experienciais considerados ao longo da pesquisa, alinhada à teoria estudada, foram: os sentidos, sentimentos, pensamentos, ações e identificação. Cabe ressaltar que foi utilizado o método de análise de casos para coletar dados a partir da escolha e observação de empresas, reforçado por entrevistas com consumidores frequentadores das lojas e compradores das marcas. O estudo demonstrou a forte percepção das consumidoras em relação aos atributos experienciais trabalhados pelas marcas, principalmente para os sentidos (visão), com maior ênfase disposição e acesso aos produtos, iluminação, cores e imagens, aromas e músicas ao fundo.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634