UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA NO CONSUMO INFANTIL DE FAST FOOD

Bianca Gonçalves Rosa De Oliveira, Eduardo Bolyhos, Gabriel Cavalcante Camargo, Orlando Dángelo Neto, Felix Hugo Aguerro Diaz Leon (Orientador)

Resumo


A exposição de crianças à publicidade televisiva levanta discussões sobre seu poder de persuasão em relação ao consumo. Este artigo busca identificar a influência da propaganda televisiva no consumo infantil de fast food. A pesquisa possui caráter qualitativo e descritivo, e para sua coleta de dados foram realizados três grupos de foco, dos quais participaram 21 crianças de ambos os gêneros com idades entre 8 e 12 anos. Um modelo de questionário para mensurar a influência da publicidade no consumo foi adaptado para o segmento de fast food e utilizado nos grupos de foco considerando três categorias principais para a análise dos resultados obtidos: propaganda infantil; consumidor infantil; e ética e legislação. Concluiu-se, com os resultados obtidos na amostra coletada, que a publicidade televisiva tem um papel fundamental na formação de hábitos e preferências alimentares.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634