A INSERÇÃO DO COMPONENTE TECNOLÓGICO NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO NA GRADUAÇÃO COM BASE EM INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NACIONAL

Luis Hernan Contreras Pinochet, Roger Kenji Kimura, Fabiana Ferreira Borges

Resumo


O objetivo deste artigo é estabelecer um panorama de como está estruturado o componente tecnológico dentro das principais Instituições de Ensino Superior - IES do país que possuem cursos de graduação em administração. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2013 e primeiro de 2014, no qual os dados que contemplaram a análise desta pesquisa foram obtidos através de um estudo exploratório nas IES. O critério de seleção foram os últimos resultados obtidos no curso no Enade (2012) e no Guia do Estudante (2014). As IES que foram selecionadas para esta pesquisa tiveram como critério de escolha o conceito “5” do Enade ou conceito “5” do Guia do Guia do Estudante. Dentre as 1.554 IES de administração do Brasil foram selecionadas 107 IES que contemplaram a amostragem. O estudo descritivo permitiu melhor compreensão de ordenação e classificação dos dados com o apoio da análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que um direcionamento mais adequado da evolução dos estudos do componente tecnológico na área de administração poderia auxiliar na obtenção de uma visão mais ampla e completa das disciplinas que irão compor o componente tecnológico, contribuindo efetivamente para a sua consolidação como área do conhecimento.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634