ATÉ QUE PONTO A MARCA-PAÍS INFLUENCIA A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR PAULISTA

Flávia Smyl Paranhos, Karen Elisabeth da Silva Jacintho, Marina Ciale Portes, Rafaela Simm Pereira, Francisca Grostein (Orientador)

Resumo


Devido ao aumento dos desafios e da concorrência entre empresas, estas podem enfrentar dificuldades para se destacar no mercado. Sendo assim, o investimento na melhoria da marca de uma empresa torna-se indispensável e pode ser um fator decisivo para a obtenção de vantagem competitiva. O termo marca-país também se mostra importante, pois está ligado à percepção de cada consumidor em relação à fabricação de certos produtos em determinados países. Além disso, é extremamente importante entender o comportamento dos consumidores e a maneira como eles pensam para que seja possível atender às necessidades de cada um. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa descritiva com o intuito de revelar o que mais influencia a decisão de compra do consumidor, se é a marca do produto, a marca-país ou fatores externos, como preço, qualidade, experiências anteriores, entre outros. Para isso foram escolhidas três categorias de produtos: artigos de vestuário, smartphones e automóveis. Os resultados foram obtidos através de questionários e revelaram as preferências dos consumidores de sexo masculino e feminino e qual fator é decisivo no momento de realizar uma compra.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634