FATORES CRÍTICOS DE COMPETITIVIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ NO BRASIL E O MERCADO DE CÁPSULAS DE CAFÉ

Diogo Santos, Jéssica Ramalho de Araújo, Luís Carlos Lima de França, Magno Fernando Rodrigues de Paula, Arnaldo Francisco Cardoso (Orientador)

Resumo


Este trabalho trata dos fatores críticos de competitividade na cadeia produtiva do café no Brasil que levam as empresas a importarem cápsulas de café para o atendimento da demanda interna por esse produto. A pesquisa que lhe deu suporte utilizou além da literatura especializada e de relatórios produzidos por associações do setor e por órgãos governamentais, entrevistas semiestruturadas com cinco gestores de diferentes empresas que atuam no mercado brasileiro de café. Para o tratamento dos dados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Dentre os principais fatores críticos de competitividade identificados pela pesquisa destacam-se: a regulação governamental sobre a importação de café verde, opondo aspectos da política comercial e da política industrial concebidas pelo governo, os elevados custos e excessiva burocracia para a obtenção de financiamento para o investimento em modernização do parque industrial, a elevada carga tributária sobre a produção no Brasil e os problemas de ineficiência na infraestrutura e logística no país. O estudo realizado mostra que o Brasil apesar de ser o maior produtor mundial de café e ter o segundo mercado consumidor, ocupa posição periférica nas cadeias globais de valor do café em função de fatores estruturais do setor e, especialmente, da falta de estratégias inteligentes e coordenação para transformação de vantagens comparativas em vantagens competitivas para o café brasileiro.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634