FATORES CRÍTICOS DE COMPETITIVIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO CAFÉ NO BRASIL E O MERCADO DE CÁPSULAS DE CAFÉ
Resumo
Este trabalho trata dos fatores críticos de competitividade na cadeia produtiva do café no Brasil que levam as empresas a importarem cápsulas de café para o atendimento da demanda interna por esse produto. A pesquisa que lhe deu suporte utilizou além da literatura especializada e de relatórios produzidos por associações do setor e por órgãos governamentais, entrevistas semiestruturadas com cinco gestores de diferentes empresas que atuam no mercado brasileiro de café. Para o tratamento dos dados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Dentre os principais fatores críticos de competitividade identificados pela pesquisa destacam-se: a regulação governamental sobre a importação de café verde, opondo aspectos da política comercial e da política industrial concebidas pelo governo, os elevados custos e excessiva burocracia para a obtenção de financiamento para o investimento em modernização do parque industrial, a elevada carga tributária sobre a produção no Brasil e os problemas de ineficiência na infraestrutura e logística no país. O estudo realizado mostra que o Brasil apesar de ser o maior produtor mundial de café e ter o segundo mercado consumidor, ocupa posição periférica nas cadeias globais de valor do café em função de fatores estruturais do setor e, especialmente, da falta de estratégias inteligentes e coordenação para transformação de vantagens comparativas em vantagens competitivas para o café brasileiro.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634