ESTRATÉGIAS DO COMPOSTO DE MARKETING NA INSERÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRESA BRASILEIRA E ESTRANGEIRA DE VAREJO NO SEGMENTO DE VESTUÁRIO

Laura de Melo Teixeira, Marcelo Taufic Guaiana, Patrícia Cunha de Oliveira Luiz, Sâmia Amaral Cassimiro, Thiago Chahade Gonçalves, Adriana Beatriz Madeira (Orientador)

Resumo


O estudo objetivou analisar de que maneira ocorrem as estratégias do composto de marketing na inserção internacional de empresas de varejo no segmento de vestuário. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo qualitativo exploratório com as empresas Empresa A e Empresa B. Como resultado, o trabalho contempla uma contribuição de aspecto teórico e de caráter prático. A triangulação no processo de análise das fontes de evidência permitiu perceber que ambas as empresas, ao entrarem em países estrangeiros, utilizam as franquias como modo de entrada na busca da padronização de sua marca, realizando algumas pequenas adaptações necessárias com relação à cultura e legislação de cada país, sem impactar a padronização da marca como um todo. A Empresa B, no entanto, realiza uma estratégia de inserção muito particular a cada país, levando em conta o seu business. A organização busca cada vez mais investir em lojas próprias como objetivo de ressaltar a cultura da marca

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634