E-COMMERCE E BENEFÍCIOS PROCURADOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Resumo
A expansão da rede de internet impulsionou mudanças no mercado, principalmente em relação ao comércio eletrônico. O atual paradigma decorre da informação, no qual as novas tecnologias exigem eficiência, rapidez e flexibilidade às mudanças. Paralelamente, as organizações precisam adaptar-se ao novo modelo de negócios, buscando estratégias competitivas. O e-commerce é uma ferramenta que permite a venda ou compra de produtos por meio de uma infraestrutura de redes online, interferindo diretamente no processo de compra e na cadeia de valor. O objetivo deste artigo é identificar os benefícios procurados pelos consumidores do comércio eletrônico. A pesquisa bibliográfica permitiu a compreensão dos principais conceitos, por meio da literatura. A partir de pesquisas exploratórias qualitativas, foram identificados os atributos que compuseram o questionário da pesquisa descritiva quantitativa, com um total de dezessete atributos. A enquete realizada com 192 respondentes identificou os atributos determinantes do processo de decisão e escolha pelo e-commerce e também os benefícios procurados: credibilidade, logística de entrega, conforto, hedonismo, flexibilidade na operação e aprendizado do produto.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634