OS REFLEXOS DA ESTRATÉGIA DE MARCA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Arthur Ricardo Mendes da Silva, Daniel Cristovão Poli, Leonardo Pedrosa Rigatto, Priscila Regina Marques Camargo Gonçalves Silva, Victor Oliveira Rachik, Lilian A. P. Miguel (Orientadora)

Resumo


Este artigo se propõe a analisar se a marca de revista que será denominada como
“Azul” consegue influenciar seus consumidores brasileiros de acordo com a forma como suas
estratégias, de cunho mais polêmico, foram desenhadas, buscando analisar também a
perspectiva do consumidor quanto à compreensão da estratégia desta marca. Para isto,
buscou-se entender como é formada a estratégia da marca neste segmento, verificando o
comportamento do consumidor na aquisição dos produtos e analisando se o comportamento
do consumidor de fato se alinha à estratégia da marca, explanando as teorias de marca e
comportamento do consumidor, pontuando fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos.
Na pesquisa realizada, foram aplicadas as abordagens qualitativa, com estudo de pesquisa
bibliográfica do setor e marca em questão, e quantitativa, com instrumentos de pesquisa que
buscaram entender diretamente as percepções dos consumidores desta marca. Para isso foi
aplicado um questionário com 217 respondentes, dos quais 71 eram ou são leitores da revista
Azul. Os resultados obtidos apontaram para uma estratégia de marca polêmica em seu
conteúdo e linguagem, com seus consumidores cientes destas características, porém a
considerando uma importante fonte de informações, hoje firmemente consolidada no mercado
do país.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634