EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS (HPPC) BRASILEIROS PARA O MERCADO ÁRABE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Ana Paula Contesini Piccolo, Bianca Fillippi Guerra, Camila Zucca, Priscila Regina Jorge, Stephannie do Nascimento Ribeiro, Francisca Grostein (Orientadora)

Resumo


Este artigo trata da exportação de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) brasileiros, abordagem essa relacionada com o tema do projeto “Internacionalização de empresas”. Tem como objetivo identificar as oportunidades e desafios na exportação de produtos de HPPC para o mercado árabe. O objeto de pesquisa designado pelos autores foram empresas brasileiras do setor de HPPC que exportam ou não seus produtos. Escolheram-se três empresas do setor, a associação do setor e a Câmara do Comércio Árabe-Brasileira e com elas realizou-se uma pesquisa qualitativa em formato de entrevista, com perguntas elaboradas a respeito do tema abordado e também relacionado com o problema de pesquisa do projeto. Como resultado observou-se que existem tanto grandes oportunidades de exportação de produtos HPPC para o mercado Árabe, quanto dificuldades que deixam o processo de exportar mais complicado. É válido entender que, depende em grande parte do tamanho do interesse da empresa em trabalhar no mercado citado, e da disponibilidade de recursos e capital que a empresa tem para conhecer melhor todos os aspectos envolvidos na exportação, e poder concluí-la de forma benéfica para a empresa.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634