EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS (HPPC) BRASILEIROS PARA O MERCADO ÁRABE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Resumo
Este artigo trata da exportação de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) brasileiros, abordagem essa relacionada com o tema do projeto “Internacionalização de empresas”. Tem como objetivo identificar as oportunidades e desafios na exportação de produtos de HPPC para o mercado árabe. O objeto de pesquisa designado pelos autores foram empresas brasileiras do setor de HPPC que exportam ou não seus produtos. Escolheram-se três empresas do setor, a associação do setor e a Câmara do Comércio Árabe-Brasileira e com elas realizou-se uma pesquisa qualitativa em formato de entrevista, com perguntas elaboradas a respeito do tema abordado e também relacionado com o problema de pesquisa do projeto. Como resultado observou-se que existem tanto grandes oportunidades de exportação de produtos HPPC para o mercado Árabe, quanto dificuldades que deixam o processo de exportar mais complicado. É válido entender que, depende em grande parte do tamanho do interesse da empresa em trabalhar no mercado citado, e da disponibilidade de recursos e capital que a empresa tem para conhecer melhor todos os aspectos envolvidos na exportação, e poder concluí-la de forma benéfica para a empresa.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634