COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA CHINESA NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO: PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS
Resumo
A China tem expandido sua indústria com aumentos significativos no PIB e nas exportações. Com a crise mundial em 2008 se deparou com uma redução do consumo nos Estados Unidos e Europa que a obrigou a atingir outros mercados. Com o aumento na participação no mercado brasileiro, automóveis principalmente, levantam-se questionamentos sobre características competitivas de seus produtos. O objetivo deste trabalho é conhecer os fatores que impactam a competitividade da indústria automobilística chinesa na visão dos consumidores brasileiros. Utilizou-se o método quantitativo por meio de questionário elaborado a partir de variáveis extraídas das seguintes teorias: Visão Baseada em Recursos (RBV), Modelo Diamante, Cinco Forças de Porter, Comportamento do Consumidor, Modelo das Lacunas e Atitudes. Os resultados mostram que a competitividade da indústria automobilística chinesa é influenciada por três fatores: (i) Qualidade: voltada ao mercado de massa; (ii) Expectativas dos clientes; e (iii) Fatores Externos às empresas.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634