INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE PEQUENO PORTE DO SETOR TÊXTIL

Camila Cristina Heleno, Cintia Shen Chin Chin, Daniel Marques Vieira, Thiago Medea Montoro, Petronio De Tilio Neto (Orientador)

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade estudar os aspectos que influenciam a internacionalização de pequenas empresas brasileiras do setor têxtil. O referencial teórico teve como base autores que estudaram a globalização e a internacionalização de empresas, os modos utilizados e fatores que estimulam a internacionalização. Foi verificado como a indústria têxtil é caracterizada no âmbito nacional e internacional e como são definidas as pequenas empresas no território nacional. Foi adotada a pesquisa qualitativa, através das entrevistas as informações coletadas foram categorizadas posteriormente e serviu como base para responder o problema de pesquisa. Os principais resultados obtidos foram que todas as empresas entrevistadas internacionalizam por meio de exportações. Os fatores que levaram as empresas se internacionalizar foram a busca de oportunidades de crescimento, obtenção de maiores margens e lucros e aquisição de novas ideias. Os acordos comerciais são importantes, no entanto, é necessário de novos acordos para o aumento da competitividade.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634