DESAFIOS E OPORTUNIDADES ENCONTRADOS POR GALERIAS DE ARTE BRASILEIRAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Resumo
Diante da necessidade de se tornarem cada vez mais competitivas, especialmente neste momento de crise por que passa o mercado interno brasileiro, as empresas buscam a internacionalização de seus negócios como forma de ampliar seu mercado. As galerias de arte brasileiras têm tentado se internacionalizar, porém elas vêm encontrando algumas dificuldades nesse processo. Para entender um pouco mais sobre este assunto, o presente trabalho teve como objetivo conhecer os desafios e as oportunidades encontrados por galerias de arte brasileiras em seu processo de internacionalização. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio de entrevistas junto aos gestores de galerias de arte e instituições apoiadoras brasileiras. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a técnica interpretativa de Análise de Conteúdo, segundo a perspectiva de Bardin (2007), estabelecendo-se convergências e divergências entre eles. A pesquisa revelou que são diversos os motivos pelos quais este setor ainda é pouco internacionalizado.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634