SAI PRA LÁ QUE ESSA MARCA É MINHA: A REAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM DE ALTA RENDA AO APARECIMENTO DE MARCAS DE LUXO NAS LETRAS DE MÚSICAS DO GÊNERO FUNK OSTENTAÇÃO

Angela Benassi de Santi, Andrea Regina Sgrinhelli Santos, Felipe Morselli de Almeida Baptista, Patricia Mossero, Victor David Zeitune, Sergio Silva Dantas

Resumo


O objetivo geral deste estudo foi analisar como os hábitos de consumo do público jovem de alta renda se comportam frente ao aparecimento de marcas de seu consumo nas letras do gênero funk ostentação. Para isso, fez-se uma pesquisa teórica sobre a Consumer Culture Theory (CCT), o comportamento do consumidor jovem, além de dados e informações sobre o gênero musical funk ostentação. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de entrevistas em profundidade com 19 jovens de alta renda. Foi feita também uma análise das sete músicas mais visualizadas no canal YouTube para verificar as marcas e produtos que são citados nas letras dessas músicas. Em relação ao consumo de marcas de luxo citadas nestas músicas, uma parte dos jovens de alta renda afirmou ter mudado o comportamento de compra para não serem relacionados com funkeiros ou pessoas de classes inferiores. Já outra parcela afirmou que este estilo musical não causou mudanças em suas decisões de compras.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634