GESTÃO DE CONFLITOS E O DESEMPENHO DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Resumo
Este trabalho teve por objetivo geral ampliar a compreensão sobre a relação entre as dimensões da gestão do conflito e o desempenho das alianças estratégicas no setor automobilístico e de autopeças nas regiões de São Paulo e Grande ABC. Como objetivos específicos buscou-se mapear as alianças estratégicas do setor; identificar na literatura indicadores para estimar as dimensões de gestão de conflitos e do desempenho de alianças e, estimar o impacto da gestão de conflito no desempenho das alianças do setor em estudo. A pesquisa teve a participação de cinquenta gestores envolvidos com alianças estratégicas, cujas informações foram processadas estatisticamente com a técnica de Modelagem em Equações Estruturais pelo método Partial Least Square. Os resultados obtidos mostram que as alianças estratégicas no setor automobilístico e de autopeças apresentaram diversidade de tipos; que a cultura organizacional impacta significativamente a gestão conflito que influencia significativamente o desempenho das alianças estratégicas estudadas.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634