“Comprando no Escuro”: Um Estudo sobre Experiências de Consumo de Deficientes Visuais em Supermercados
Resumo
O objetivo desta pesquisa é conhecer como se dão as experiências de consumo do deficiente visual em supermercados, identificando fatores que facilitam e dificultam esta experiência. Segundo dados do IBGE 3,5% da população brasileira possui deficiência visual e destes, cerca de 44% são economicamente ativos. Assim, o varejo de alimentos em supermercados foi escolhido por ser necessidade básica e fazer parte da vida das pessoas, direta ou indiretamente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com deficientes visuais e sua análise forneceu subsídios para responder à pesquisa. Dentre as experiencias identificadas, percebe-se que há uma falta de consideração deste público, tanto por empresas de alimentos sem informações em braile na embalagem, como pelo varejista com oferta de espaços despreparados para o deficiente visual, e sem apoio institucionalizado para atender este consumidor. São apresentadas sugestões para amenizar as deficiências percebidas.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634