“Comprando no Escuro”: Um Estudo sobre Experiências de Consumo de Deficientes Visuais em Supermercados

Marta Fabiano Sambiase, Maria Luisa Mendes Teixeira, Jéssica Novaes de Paula, Juliana de Souza Carvalho, Lívia Sinihur Sbeghen, Natalia Sales de Souza Tosti, Pamela de Lima Oliveira

Resumo


O objetivo desta pesquisa é conhecer como se dão as experiências de consumo do deficiente visual em supermercados, identificando fatores que facilitam e dificultam esta experiência. Segundo dados do IBGE 3,5% da população brasileira possui deficiência visual e destes, cerca de 44% são economicamente ativos. Assim, o varejo de alimentos em supermercados foi escolhido por ser necessidade básica e fazer parte da vida das pessoas, direta ou indiretamente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com deficientes visuais e sua análise forneceu subsídios para responder à pesquisa. Dentre as experiencias identificadas, percebe-se que há uma falta de consideração deste público, tanto por empresas de alimentos sem informações em braile na embalagem, como pelo varejista com oferta de espaços despreparados para o deficiente visual, e sem apoio institucionalizado para atender este consumidor. São apresentadas sugestões para amenizar as deficiências percebidas.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634