USO DO DESIGN THINKING NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM STARTUPS

Caroline Akemi Myai Guiotoko, Gregory Lee Lee, Renata Pascon Duarte Lima, Gilberto Perez

Resumo


Com esta pesquisa avaliaram-se aspectos do uso do Design Thinking no processo de inovação em startups. A amostra estudada foi composta por quatro startups localizadas na incubadora de uma importante Universidade do estado de São Paulo. Utilizou-se o método qualitativo e a coleta de dados ocorreu com entrevistas, mediante roteiro previamente elaborado. Os dados coletados foram tratados com a Análise de Conteúdo. Identificaram-se cinco categorias que ilustram o uso do Design Thinking: Processo de Inovação da Startup; Processo de Pesquisa de Mercado; Conceito de Design Thinking da Startup; Prototipação e Pivotação e Resultados Obtidos na Combinação da Inovação e Design Thinking. Os resultados indicam que o Design Thinking é utilizado pelas startups de forma intuitiva, e pode-se dizer que não existe, por parte das startups estudadas, um conhecimento teórico sobre o tema. Por fim, evidencia-se o impacto positivo no processo de inovação das startups tanto em produtos como em processos.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634