EMPRESAS JUNIORES E COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓPTICA DE SEUS EX-MEMBROS
Resumo
A presença de empreendedores nas empresas se faz necessário considerando o contexto de constantes mudanças complexas que desafiam o mercado de trabalho. Para suprir esta necessidade, instituições de ensino têm apoiado atividades que desenvolvem competências empreendedoras em seus estudantes, como por exemplo, o movimento estudantil de empresas juniores. Este trabalho se propos a entender como as empresas juniores estimulam o desenvolvimento de competências empreendedoras em seus membros e o impacto que isso tem causado em suas carreiras profissionais. Este estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada com 07 ex-empresários juniores de 03 universidades particulares localizadas na cidade de São Paulo, que na ocasião desta pesquisa possuíam o próprio empreendimento. A análise dos dados coletados junto a amostra permite afirmar que as competências empreendedoras mais estimuladas nos empresários juniores foram: busca de oportunidades e iniciativas, comprometimento, estabelecimento de metas, independência e autoconfiança. As práticas empreendedoras que foram criadas no ambiente dinâmico das Empresas Juniores pesquisadas, apontadas pela amostra, são: realização de projetos de consultoria, assumir funções específicas ou cargos de liderança, participação em treinamentos e workshops. A exposição dos empresários juniores a estas práticas os colocam em situações de desafios e conflitos, preparando-os para atuarem no mercado de trabalho.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634