Indústria da música: um modelo de negócios superado?

Maria Cecília de Paula, Lilian Aparecida Pasquini Miguel (Orientadora)

Resumo


A pesquisa buscou analisar as influências históricas e recentes da tecnologia na música para oferecer suporte a resposta sobre o reposicionamento da indústria da música acerca do cenário de sua transição do modelo de negócio tradicional para o modelo de música digital. E como mercado da música abordou a crise perante o crescimento das diversas tecnologias digitais, a alteração no comportamento do artista como produtores independentes, alteração no comportamento de consumo dos clientes finais e novos players como empresas de música por demanda (music streaming). A pesquisa parte da premissa de quais foram as iniciativas e oportunidades que as gravadoras buscaram para que seu reposicionamento perante as plataformas digitais fosse alavancado para não perderem sua posição de liderança no mercado. A metodologia aplicada envolveu uma pesquisa quantitativa com 443 consumidores finais de música e uma pesquisa qualitativa com a Sony Music Brasil, uma empresa do mercado fonográfico.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634