Composto de Marketing Verde como Vantagem Competitiva: Um Estudo de Caso da Empresa de Varejo Nação Verde

Thais de Sousa Piasentin, Giovanni Naves Alsleben Caltran, João Claudio Huey Min de Lima Chen, Douglas Huri, Adriana Beatriz Madeira

Resumo


O estudo objetivou analisar as maneiras como uma empresa brasileira de varejo pode se apropriar do composto de marketing verde de modo a obter vantagem competitiva e atrair consumidores. Para atender o objetivo, foi realizado um estudo de caso qualitativo exploratório com a empresa varejista Nação Verde que traz práticas alinhadas aos princípios de Triple Bottom Line. O tripé da sustentabilidade consiste em obter resultados dentro dos âmbitos sociais, ambientais e econômicos. A partir da revisão teórica, propôs-se um composto de marketing verde para os negócios do varejo de forma a obterem vantagem competitiva. A identificação e análise do composto de marketing verde foi realizada a partir do processo de triangulação dos dados coletados. A empresa Nação Verde, ao adotar processos sustentáveis e ofertar um portfólio de produtos saudáveis e orgânicos a seus clientes, busca obter vantagem competitiva no mercado, além de incentivar e promover hábitos de vida saudáveis.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634