INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO RAMO DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EMPRESA FISK
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo analisar e discutir as principais estratégias de internacionalização utilizadas pela empresa do ramo educacional voltada a formação de idiomas, a rede de ensino FISK. A empresa tem um modelo próprio de internacionalização, e hoje está classificada entre as três maiores empresas de formação de línguas no Brasil que abre franquias no exterior. Atualmente possuem escolas em diversos países da América Latina, Estados Unidos, Japão e África. O objetivo desta pesquisa é realizar um levantamento das principais dificuldades encontradas pela empresa durante o processo de internacionalização da rede, quais eram os resultados esperados e quais foram atingidos.
A FISK foi fundada por Richard Hugh Fisk em 1952 no bairro da Bela Vista em São Paulo e sua expansão começou nos anos 60 com o sistema de franquias. Buenos Aires foi a primeira cidade internacional a possuir uma escola da rede. Com o passar do tempo, o modelo que era antes baseado no “aperto de mão” começou a criar forma e hoje a FISK possui um modelo próprio de internacionalização.
A FISK foi fundada por Richard Hugh Fisk em 1952 no bairro da Bela Vista em São Paulo e sua expansão começou nos anos 60 com o sistema de franquias. Buenos Aires foi a primeira cidade internacional a possuir uma escola da rede. Com o passar do tempo, o modelo que era antes baseado no “aperto de mão” começou a criar forma e hoje a FISK possui um modelo próprio de internacionalização.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634