COMPARAÇÃO ENTRE DOIS PORTFÓLIOS DE EMPRESAS NACIONAIS ANALISADOS SOB O ASPECTO DO VALOR DA MARCA
Resumo
O objetivo do presente estudo é verificar se um portfólio no qual a seleção de carteiras foi realizada com base na pesquisa de lembrança de marca Top of Mind proporciona maior rentabilidade que outro portfólio de empresas formado a partir do modelo de Média e Variância de Markowitz. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e o principal instrumento de coleta de dados utilizado foi o banco de dados Economática®. A amostra foi formada por empresas cujas marcas foram as mais lembradas pela população brasileira de acordo com a pesquisa Top Of Mind, considerando-se apenas as empresas que estavam listadas na Bolsa de Valores nos anos de 2009 a 2012. A partir da análise dos dados coletados, observou-se que as variâncias e os retornos dos dois porfólios analisados são semelhantes. Portanto, considerando-se investimentos de longo prazo, os ganhos futuros não ocorrem devido ao retorno das ações, mas do valor da corretagem que se deixa pagar quando não há alterações na carteira de ações.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634