ANÁLISE DA TEORIA DO PROSPECTO EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA, ADMINISTRAÇÃO E SAÚDE
Resumo
Com o objetivo de verificar se disciplinas de finanças em cursos de ensino superior contribuem para a menor susceptibilidade à influência de vieses cognitivos na tomada de decisão financeira, foi realizada uma pesquisa com estudantes de Engenharia em uma instituição de ensino privado localizada na cidade de São Paulo. A decisão racional é aquela que não viola os princípios da Teoria da Utilidade Esperada. Para verificar a significância estatística da preferência na tomada de decisão foi utilizado o teste Qui-quadrado para independência, a um nível de confiança de 99%. Os dados obtidos com estudantes de Engenharia foram comparados com os obtidos, em pesquisa realizada por Soares e Barbedo (2012), com estudantes de Administração e Saúde. Os resultados sugerem que a quantidade de disciplinas ligadas a finanças não contribui para a redução do número de vieses, nem contribui para aumentar o número de decisões racionais, uma vez que os estudantes do curso de Administração apresentaram vieses cognitivos e não apresentaram tomadas de decisão racional. O grupo que apresentou o menor número de viés e o único a ter decisão racional foi o grupo dos estudantes de Saúde. Os estudantes de Engenharia apresentaram o maior número de vieses, três. Os resultados confirmam que os estudantes são avessos ao risco no domínio dos ganhos e propensos ao risco no domínio das perdas, mas a maior parte dos testes não apresentou preferência estatisticamente significativa, portanto, foram inconclusivos.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634