VINHOS ONLINE: O DESAFIO DE AUMENTAR O FATURAMENTO DE UMA PEQUENA EMPRESA

Rodrigo Lamussi de Mattos, Rafaela Gava Teixeira, Luiz Eduardo Silva Araújo, Lucas Cicarelli Gonçalves, Carolina Marinho França, Adriana Beatriz Madeira

Resumo


O objetivo deste estudo foi propor solução para o quadro de faturamento, fluxo de caixa e rentabilidade inferiores ao planejado para uma microempresa do ramo do varejo online, especializada na venda de vinhos finos e espumantes. Com base na proposta apresentada, buscou-se alternativas para aumentar o faturamento, reduzindo custos e melhorando a rentabilidade do negócio, garantindo crescimento sustentável à empresa. A companhia foi fundada no final de 2016 com a proposta de democratização do conhecimento e do consumo de alimentos finos no Brasil. Os métodos e técnicas utilizados para compreender a situação organizacional foram Diagrama de Ishikawa, Cinco Forças de Porter, Análise VRIO e ROI (Retorno sobre Investimento) com base nos dados obtidos na empresa e em observações do mercado. A solução adotada para a resolução dos problemas identificados na Empresa Alpha está relacionada à alteração de sua estratégia, onde deixa de atuar como e-commerce de vinhos e passa a atuar como empresa especializada em eventos de vinho.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634