A INFLUÊNCIA DOS PROGRAMAS DE APOIO A EMPRESAS SOBRE A INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DE IMPACTO
Resumo
Dentro do processo de criação de um negócio de impacto, estão inseridas algumas entidades apoiadoras, como aceleradoras e incubadoras, que têm por princípio auxiliar a empresa durante a sua maturação. O objetivo desta pesquisa foi compreender como um programa de apoio de empresas pode influenciar a inovação em negócios de impacto, criando-se novos pensamentos e olhares para o mercado, através de ferramentas e estudos. Para isto, foi realizado uma pesquisa exploratória, em que os dados foram levantados por meio de entrevistas, utilizando-se um roteiro semiestruturado com os gestores de aceleradoras e incubadoras, para compreender melhor quais são as etapas do desenvolvimento de um negócio de impacto levando em conta a influência que a inovação tem sobre os processos. Após análise das entrevistas, constatou-se que se tratando de negócios de impacto a inovação incremental é predominante e é tratada como a principal estratégia de diferenciação competitiva adotada por essas organizações, que utilizam de todo o poder de uma startup escalável para alcançar os seus objetivos financeiros, contribuindo desta forma para a economia em benefício à sociedade. Para uma empresa passar pelo processo de apoio para se tornar um negócio de impacto social, ela deve ter em mente que os seus gestores necessitam de algumas habilidades técnicas e comportamentais mínimas exigidas, como noções básicas de conhecimento de mercado, mentalidade de crescimento, junto com a capacidade de superar problemas diante de situações adversas, construindo uma empresa sólida e inovadora em suas atividades.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634