A INFLUÊNCIA DOS PROGRAMAS DE APOIO A EMPRESAS SOBRE A INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DE IMPACTO

Marcio Roberto de Oliveira Filho, Marco Aurélio Gomes Monfato, Sofia Aguiar Oliveira, Victor Dabin Hwang, Mauricio Henrique Benedetti

Resumo


Dentro do processo de criação de um negócio de impacto, estão inseridas algumas entidades apoiadoras, como aceleradoras e incubadoras, que têm por princípio auxiliar a empresa durante a sua maturação. O objetivo desta pesquisa foi compreender como um programa de apoio de empresas pode influenciar a inovação em negócios de impacto, criando-se novos pensamentos e olhares para o mercado, através de ferramentas e estudos. Para isto, foi realizado uma pesquisa exploratória, em que os dados foram levantados por meio de entrevistas, utilizando-se um roteiro semiestruturado com os gestores de aceleradoras e incubadoras, para compreender melhor quais são as etapas do desenvolvimento de um negócio de impacto levando em conta a influência que a inovação tem sobre os processos. Após análise das entrevistas, constatou-se que se tratando de negócios de impacto a inovação incremental é predominante e é tratada como a principal estratégia de diferenciação competitiva adotada por essas organizações, que utilizam de todo o poder de uma startup escalável para alcançar os seus objetivos financeiros, contribuindo desta forma para a economia em benefício à sociedade. Para uma empresa passar pelo processo de apoio para se tornar um negócio de impacto social, ela deve ter em mente que os seus gestores necessitam de algumas habilidades técnicas e comportamentais mínimas exigidas, como noções básicas de conhecimento de mercado, mentalidade de crescimento, junto com a capacidade de superar problemas diante de situações adversas, construindo uma empresa sólida e inovadora em suas atividades.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634