COMPETÊNCIAS DOS NOVOS GESTORES E O DESEMPENHO DE EQUIPES EM CONTEXTOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Felipe Lara da Rocha, Giovana Vigarani Inácio, Isadora Rodrigues de Lima, Letícia de Lima, Carlos Eduardo Gomes

Resumo


O mundo está em constante transformação, é necessário se auto reinventar diante do cenário da Transformação Digital e da Indústria 4.0, juntamente com o contexto do COVID-19, apesar de ser um cenário, de maneira geral, ruim, foram descobertas novas maneiras de pensar e agir, tanto profissionalmente quanto individualmente. O presente estudo busca entender as competências existentes ou necessárias aos novos gestores e o desempenho de suas equipes, como eles lidam com essas mudanças. A pesquisa apresenta um caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, os gestores entrevistados encontram-se em organizações de diferentes setores entre a faixa etária de 20 a 40 anos. Os dados obtidos mostram que a capacidade emocional é a competência mais valorizada, já que gerir pessoas não é uma tarefa fácil, mas isso também se aplica aos colaboradores, que precisam estar preparados para enfrentar tudo isso com maestria. A comunicação é a maior dificuldade apontada por eles, mesmo que a tecnologia ajude, alguns apresentam um certo bloqueio na hora de interagir com sua equipe, seja por uma questão intrínseca ou extrínseca. Por fim, a paciência foi o grande conselho dado aos novos líderes, já que é difícil lidar com as diferenças existentes entre as pessoas, principalmente quando se trata e aprendizado e adaptação a essas transformações. Desta forma, foi possível entender melhor como funciona a dinâmica corporativa em meio a essas transformações, além de, atingir os objetivos propostos na pesquisa, e assim definir um caminho que possa ser seguido em direção a uma boa liderança.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634