INOVAÇÃO SOCIAL: PERCEPÇÕES SOBRE AS CICLOVIAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Luiz Felipe Clemente Magalhães, Mirella Moreira, Renan Bragagnolo Correa Da Silva, Roberto Waquil Filho, Nelson Roberto Furquim

Resumo


Para este estudo foi determinado como objetivo geral, compreender como as ciclovias na cidade de São Paulo podem ser percebidas como uma inovação social. Para se chegar a esse Objetivo Geral, foram estabelecidos os objetivos específicos, identificar quais as vantagens e desvantagens percebidas pelos usuários de ciclovias na cidade de São Paulo; compreender como os usuários de transportes alternativos avaliam as ciclovias para a mobilidade urbana na cidade de São Paulo; entender quais motivos tornam as ciclovias mais abrangentes e mais utilizadas na cidade de São Paulo. Nesse sentido, salienta-se que as ciclovias melhoram a mobilidade urbana e, além de diminuir o trânsito, trazem mais segurança para sociedade como um todo, uma vez que as chances de acidentes diminuem drasticamente, isto é, tanto motoristas de veículos automotores quanto usuários das ciclovias ganham no viés da segurança. Essa opção de escolha na troca do meio de locomoção é positiva para o usuário e para a cidade em si. Uma vez que ao deixar o carro em carro e se locomover de bicicleta, a emissão de gases poluentes na atmosfera é nula, aumentado a qualidade do ar respirado e diminuindo o risco de doenças. Esses fatores contribuem para qualidade de vida da cidade de São Paulo, colaborando para não destruição da camada de ozônio e, consequentemente, o aumento de temperatura. Dessa forma, as ciclovias surgem como uma opção de vida mais saudável e, para quem usa a bicicleta como meio de transporte para atividades diárias, fortalece o condicionamento físico e a saúde física e mental. Portanto, a partir dos resultados obtidos na pesquisa de campo, conclui-se que as ciclovias trazem benefícios para sociedade em diversos aspectos, configurando-se como uma inovação social. Deve ser destacado ainda que as limitações para este estudo foram 10 pessoas que moram na zona Sul da cidade de São Paulo, sendo assim, um fator limitante foi o tamanho da amostra e para continuidade do estudo sugere-se que a pesquisa seja feita com um número maior de respondentes espalhadas por mais regiões na cidade, a fim de compreender as percepções das ciclovias por toda capital paulista.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634