AS MUDANÇAS NO CONSUMO DA GERAÇÃO ALPHA A PARTIR DA HIPERCONECTIVIDADE

Antonio Gelpi, Débora Livrari, Jullie Santos, Lylua Jarouche, Sergio Silva Dantas

Resumo


Neste artigo buscou-se entender como a hiperconectividade das crianças da Geração Alpha influencia o comportamento de consumo delas. Visando aprofundar esse tema e auxiliar na pesquisa, o referencial teórico foi composto pelos conceitos de consumo familiar, comportamento do consumidor, Youtubers e Influenciadores Digitais, socialização do consumidor e as crianças da geração Alpha. Além disso, cita estudos sobre o mercado infantil brasileiro, as mudanças de comportamento e da maneira de brincar das crianças e as estratégias para atrair o público infantil. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo feita a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e desenhos. Os resultados do estudo indicam que as crianças passam um bom tempo sozinhas, assistindo ou jogando jogos nos dispositivos eletrônicos, mas que mesmo assim não deixam de gostar de atividades físicas, ao ar livre e em grupo. Tirar fotos e gravar vídeos é algo comum para as crianças, e algumas inclusive têm canal no Youtube ou conta no Instagram e publicam conteúdos audiovisuais. Observou-se que a mídia digital possui grande influência no desejo de compra das crianças, pois a tecnologia está muito presente no dia a dia delas; elas estão expostas às propagandas dos novos meios de comunicação e conhecem produtos novos nas redes sociais.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634