O Match Ideal: Um Estudo da Relação Entre a Geração Millenium e o Mercado de Luxo no Contexto da Economia Compartilhada

Ana Paula Paula Santos Xavier, Catharine Yaeko Tanaka, Fernanda Leopoldo da Cunha Menezes, Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado

Resumo


As empresas do segmento de luxo devem se atentar ao crescimento da economia compartilhada no Brasil e no mundo já que seus potenciais clientes são nativos da geração millenium e normalmente optam pelo consumo do luxo consciente ou compartilhado. Neste contexto, este artigo pretende investigar como as empresas de luxo têm atuado para conquistar a geração millenium por meio da economia compartilhada. Já os objetivos específicos são: identificar as estratégias de sobrevivência do mercado de luxo na economia compartilhada e verificar o impacto gerado pelo perfil de consumo da geração millenium. No referencial teórico, foram abordadas teorias sobre luxo e economia compartilhada bem como, as principais características das gerações e a classificação dos produtos de luxo. A pesquisa de campo se deu por meio de entrevistas com quatro especialistas do setor de luxo, constituindo-se de um estudo exploratório e qualitativo. O método de análise utilizado foi a análise de conteúdo. Com isso, verificou-se que os milleniuns preferem compartilhar experiências ao invés de somente ostentar a posse de um produto, manifestando preocupação com questões sustentáveis. Logo, é nítido que o mercado de luxo terá que se adaptar às mudanças e preferências de seus consumidores com muito mais força nos próximos anos.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634