O Match Ideal: Um Estudo da Relação Entre a Geração Millenium e o Mercado de Luxo no Contexto da Economia Compartilhada
Resumo
As empresas do segmento de luxo devem se atentar ao crescimento da economia compartilhada no Brasil e no mundo já que seus potenciais clientes são nativos da geração millenium e normalmente optam pelo consumo do luxo consciente ou compartilhado. Neste contexto, este artigo pretende investigar como as empresas de luxo têm atuado para conquistar a geração millenium por meio da economia compartilhada. Já os objetivos específicos são: identificar as estratégias de sobrevivência do mercado de luxo na economia compartilhada e verificar o impacto gerado pelo perfil de consumo da geração millenium. No referencial teórico, foram abordadas teorias sobre luxo e economia compartilhada bem como, as principais características das gerações e a classificação dos produtos de luxo. A pesquisa de campo se deu por meio de entrevistas com quatro especialistas do setor de luxo, constituindo-se de um estudo exploratório e qualitativo. O método de análise utilizado foi a análise de conteúdo. Com isso, verificou-se que os milleniuns preferem compartilhar experiências ao invés de somente ostentar a posse de um produto, manifestando preocupação com questões sustentáveis. Logo, é nítido que o mercado de luxo terá que se adaptar às mudanças e preferências de seus consumidores com muito mais força nos próximos anos.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634