A CRIAÇÃO DE VALOR PROPORCIONADA PELAS PLATAFORMAS DE STREAMING

Gabriel Oporto Zan, Jéssica dos Santos Vidotti, Julia Liz Porto Messa, Renata Noemi Ogassawara, Lilian Aparecida Pasquini Miguel (Orientadora)

Resumo


Este artigo trata do modo de criação de valor das plataformas de streaming aos seus clientes. Com isso, no referencial teórico foram abordados assuntos sobre a criação de valor, decisão de compra, mídias sociais e plataformas de streaming. A vinda destas plataformas revolucionou o modo com que as pessoas se entretêm, então diversas empresas identificaram a oportunidade para investir nesse segmento. Entretanto, com o intuito de se distinguirem nesse setor as empresas viram a necessidade de não só disponibilizarem conteúdos on demand, mas também em investir na busca de elementos que criassem valor aos seus clientes. Em vista disto, observou-se interesse em se aprofundar no processo de criação de valor das plataformas de streaming. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da abordagem de dois métodos: quantitativo e qualitativo, por meio de uma survey e busca de dados secundários disponibilizados pelas empresas. Os resultados encontrados apresentam diversas ações das principais plataformas do mercado que aprimoram a experiência do consumidor, como performance do serviço, lançamento de novos conteúdos, e o modo pelo qual elas se relacionam com o cliente, seja por meio de interações nas mídias sociais como pelas respostas nos fóruns de reclamações. Já na visão dos respondentes, o custo-benefício e a diversidade de conteúdos são extremamente importantes no processo de criação de valor.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634