O impacto da pandemia do Covid-19 no comportamento de compra dos torcedores nos Programas de Sócio Torcedor dos Clubes de Futebol Paulistanos

Nelson Henrique Roberto Furquim, Guilherme Luís Pinheiro Pinho, Carolina Carmona Simões Rodrigues, João Pedro Mineiro Petelin, Thiago de Sá Zaniboni

Resumo


Os programas de fidelização de clubes de futebol, mais conhecidos como Sócios Torcedores, constituem uma das formas de gerar receitas para as equipes, além dos direitos de transmissões, compras de ingressos, materiais esportivos, entre outros. Este estudo tratou entender o comportamento dos Sócios Torcedores dos clubes paulistanos durante a pandemia da Covid-19. Foi utilizado para o embasamento teórico os aprofundamentos nos conceitos de comportamento do consumidor, marketing esportivo, programas de fidelidade e pandemia da Covid-19. A pesquisa serviu como suporte ao estudo e contou com uma amostra não probabilística e de conveniência e o método de coleta utilizado foi a entrevista, feita de forma remota. Para tratamento dos dados foi aplicado a metodologia de interpretação de texto com o processamento dos dados, tendo como resultado uma decisão de compra muito mais focada no sentimento intrínseco do torcedor e no amor pelo clube de futebol, além de alguns benefícios que os programas oferecem. Foi possível observar um alto índice de lealdade dos torcedores, mesmo com a suspensão da ida dos mesmos aos estádios por conta da pandemia da Covid-19. A partir das mudanças causadas pela pandemia, houve uma necessidade de adaptação na comunicação, no planejamento do marketing dos clubes e nos benefícios oferecidos aos sócios.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634