POTENCIALIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MERCADO POR MEIO DA GESTÃO DO MIX DE PRODUTOS – ESTUDO EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE DOCE DE LEITE
Resumo
Independente de uma empresa ser varejista, atacadista ou fabricante a decisão de marketing a ser tomada sobre qual será o mix de produtos ofertado está sempre presente e é uma das mais fundamentais, principalmente considerando o mundo competitivo atual. Essa decisão não é feita apenas uma vez, é necessário que os gestores de mix de produtos revisem fatores do produto, do mercado e da marca, e o mantenham atualizado. Atualmente, uma das razões para uma boa gestão do mix de produtos é a busca incessante, de parte tanto das empresas quanto dos consumidores, pela inovação. Neste contexto, este artigo tem por objetivo identificar como as decisões de mix de produtos podem gerar oportunidades de mercado numa empresa fabricante de doce de leite. Foram adotados os seguintes objetivos específicos: identificar as ações adotadas no processo de gestão do mix de produtos de uma empresa fabricante de doce de leite; identificar oportunidades de ganho de mercado por meio de melhorias nesse processo; identificar oportunidades de inovação nesse processo. A pesquisa de campo foi realizada na empresa Doçura da Fazenda fabricante de doce de leite, por meio de entrevistas com três gestores do mix de produtos. Através da análise realizada observou-se que a empresa se utiliza das ações do mix de produtos relacionadas ao produto, mercado e marca. Além disso, identifica oportunidades de mercado por meio da maior proximidade e comunicação com o consumidor e vê oportunidades de inovar.
Texto completo:
PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634