TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: DESAFIO À COMPETITIVIDADE DE EMPRESAS TRADICIONAIS

Adilson Caldeira, Danilo Amaro Dantas, Jonathan Gabriel Isberner Garcia, Lilia Massuyama Watanabe, Thais Mayeda Campos

Resumo


O estudo tem o objetivo geral de conhecer estratégias de transformação digital adotadas por empresas já consolidadas diante da entrada de novos negócios surgidos na era digital, no cenário competitivo do mercado. Principia-se abordando conceitos relativos ao ciclo evolutivo das empresas, estratégias para a competitividade e o fenômeno da transformação digital na atualidade. No plano empírico, efetuaram-se entrevistas em profundidade com gestores de empresas de ramos distintos, mediante questões elaboradas com base no modelo conceitual construído. A análise de conteúdo das respostas revelou tecnologias e inovações implementadas, seus impactos na geração de valor e vantagens competitivas. A pesquisa possibilitou compreender as oportunidades de desenvolvimento de negócios pela adoção de inovações tecnológicas e a demanda pela consolidação de uma cultura que permeie todos os níveis hierárquicos organizacionais em busca da identificação e utilização de recursos tecnológicos inovadores.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634