NOVAS TRIBOS URBANAS JOVENS: A CULTURA DE CONSUMO HYPE

Ana Georgina Liu Ge, Giovanna Ribeiro Lopes, Isadora Marangoni Rodrigues, Laura Sabião Vitorino, Sérgio Silva Dantas

Resumo


O presente estudo analisa o grupo da moda hype como tribo de consumo, sua relação com as marcas, as características dos produtos consumidos e os aspectos simbólicos relacionados a esse consumo. Para tanto, o referencial teórico foi estruturado considerando estudos sobre cultura de consumo, tribo de consumo, mercado de luxo e moda hype. Com relação aos procedimentos metodológicos, optou-se pela utilização da entrevista semiestruturada por meio de uma coleta de dados após triagem prévia realizada por meio de um questionário. Os resultados da pesquisa apresentam, dentre outros aspectos, que os consumidores de moda hype são um grupo com comportamento peculiar no que tange às suas preferências quanto aos produtos de streetwaer, em especial os sneakers. Para consumidores hype os produtos devem apresentar características de exclusividade somados a elementos inusitados. Para tanto, as colabs (termo utilizado para definir parcerias) são estratégias frequentemente utilizadas pelas marcas de luxo hype que agregam valor aos produtos na percepção dos consumidores.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634