ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM LOJAS FÍSICAS E DIGITAIS DE DUAS EMPRESAS FAMILIARES DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO

Brenda Helen Silva Moreira, Catarina Carregosa Bandini, Raquel Naves Vieira Garcia, Marcos Antonio Franklin

Resumo


Este estudo teve como finalidade investigar duas empresas familiares, de pequeno porte do segmento alimentício com atuação em doces. As empresas familiares, no Brasil, representam cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Sebrae (2021). As empresas estão situadas no centro de São Paulo capital. O objetivo geral desta pesquisa foi de analisar as estratégias de inovação adotadas por ambas as empresas em suas operações, tanto em lojas físicas quanto digitais. A intenção foi de explorar as estratégias aplicadas, examinando a estrutura empresarial de cada uma e realizar uma comparação de suas diferenças. No âmbito digital, o foco foi compreender os desafios enfrentados por essas empresas e as estratégias adotadas para superá-los. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, com a abordagem qualitativa empregando-se a técnica de entrevistas por meio do roteiro semiestruturado. Como resultado, destacou-se a relevância da inovação como parte integrante da estratégia empresarial, contribuindo para a criação de valor competitivo em ambas as empresas.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634