ASPECTOS SIMBÓLICOS NO CONSUMO DE PULSEIRAS PERSONALIZADAS
Resumo
Resumo:
A proposta deste artigo foi identificar os valores associados ao consumo de pulseiras personalizadas por mulheres entre 20 e 49 anos. Para tal delineou-se um primeiro objetivo específico de descobrir os tipos de berloques mais utilizados para compor essas pulseiras e seus processos de aquisição. Na sequência, um segundo objetivo era verificar o significado simbólico desses produtos para as consumidoras pesquisadas. O referencial teórico que embasou esse estudo foi fundamentado nos estudos sobre a Consumer Culture Theory (CCT) e nos estudos sobre a teoria de valores humanos. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram feitas entrevistas em profundidade com 28 mulheres entre 20 e 49 anos que possuem pulseiras personalizadas, além da técnica laddering para auxílio na identificação dos valores (cadeia meios-fins). Como resultados, foi possível identificar que os principais valores associados a esse consumo são o autodirecionamento, realização, hedonismo, conformidade e imagem. A pulseira personalizada acaba por assumir um papel de livro de recordações em formato de joia das conquistas e lembranças marcantes da vida das consumidoras.
Palavras-chave: cultura de consumo, identidade, joias personalizadas.
A proposta deste artigo foi identificar os valores associados ao consumo de pulseiras personalizadas por mulheres entre 20 e 49 anos. Para tal delineou-se um primeiro objetivo específico de descobrir os tipos de berloques mais utilizados para compor essas pulseiras e seus processos de aquisição. Na sequência, um segundo objetivo era verificar o significado simbólico desses produtos para as consumidoras pesquisadas. O referencial teórico que embasou esse estudo foi fundamentado nos estudos sobre a Consumer Culture Theory (CCT) e nos estudos sobre a teoria de valores humanos. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram feitas entrevistas em profundidade com 28 mulheres entre 20 e 49 anos que possuem pulseiras personalizadas, além da técnica laddering para auxílio na identificação dos valores (cadeia meios-fins). Como resultados, foi possível identificar que os principais valores associados a esse consumo são o autodirecionamento, realização, hedonismo, conformidade e imagem. A pulseira personalizada acaba por assumir um papel de livro de recordações em formato de joia das conquistas e lembranças marcantes da vida das consumidoras.
Palavras-chave: cultura de consumo, identidade, joias personalizadas.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634