A GESTÃO DAS CARTEIRAS DE CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR (CDC) E SUA INFLUÊNCIA NA COMPETITIVIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Resumo
A implantação do Plano Real promoveu mudanças no cenário econômico, que até então se caracterizava pela pouca oferta de crédito em virtude das altas taxas de juros e das incertezas acerca da política econômica do país. A estabilização da inflação, a queda das taxas de juros e a redução da inadimplência propiciaram um movimento de expansão da oferta de crédito ao consumidor, sinalizando uma tendência de mercado. Mediante uma pesquisa de caráter qualitativo e uma amostra por conveniência, composta por doze instituições financeiras, foi questionado aos gestores de cada uma delas a importância de determinados fatores na gestão das carteiras de CDC com o objetivo de verificar se a operação de CDC influenciava na competitividade das instituições. A partir das respostas desses gestores, foram definidos pesos a cada um dos fatores elencados que, somados, mostrariam um número puro, variando entre zero (nenhuma competitividade) e um (competitividade máxima), revelando, entre as doze instituições analisadas, aquela que é a mais competitiva em relação aos fatores utilizados como parâmetros neste estudo.
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PDFJovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634