A GESTÃO LOGÍSTICA DE PRODUTOS CONGELADOS E RESFRIADOS E SEU IMPACTO NOS RESULTADOS OPERACIONAIS DOS SUPERMERCADOS

Emerson Kamagian, Kleber Aparecido Tomé, Paulo Marcos da Conceição, Plínio Bazarin da Silva, Ney Corsino

Resumo


O ambiente competitivo em que operam os supermercados, em geral com produtos de alta rotatividade e com graus variados de perecibilidade, torna prioritária a atenção permanente de sua administração na pluralidade dos aspectos logísticos. A cadeia de suprimentos recebe, por isso, tratamento diferenciado no que se refere particularmente à armazenagem, distribuição e estoques em cada elo dessa cadeia, que é diferente quanto ao destino para cada setor de produtos dentro das lojas destes supermercados. O setor focado neste estudo foi o de congelados e resfriados por suas características típicas de perecibilidade e por sua importante participação no faturamento da operação. A pesquisa foi feita no Departamento de Infra-Estrutura da Rede Carrefour e no Centro de Distribuição da Rede Pão de Açúcar (nome fantasia da Companhia Brasileira de Distribuição), que padronizam procedimentos em 250 lojas e 350 lojas, respectivamente. A pesquisa mostrou que há perda de produtos em torno de 10% nesse setor das lojas, cuja participação no faturamento total situa-se entre 20% e 25%. Assim, poder-se-ia concluir da relevância de uma gestão logística eficiente de produtos congelados e resfriados no alcance de resultados operacionais favoráveis para esses supermercados.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634