CO-CRIAÇÃO DE VALOR: INOVAÇÃO NO MODELO DE NEGÓCIO OBTENDO VANTAGEM COMPETITIVA

Amanda Saraiva Zmoginski, Artur Ill Bok Kwak, Carolina de Moraes Canabarra, Daniel de Freitas Bertolino, Fabio Yudy Ynonye, Cely Ades

Resumo


A grande variedade de produtos e serviços oferecidos pelas organizações nem sempre resulta em melhores experiências de consumo; nesse cenário, certas empresas adotam a co-criação de valor – participação do cliente no processo produtivo – para inovar no modelo de negócio, agregando valor à sua oferta, e buscando, assim, se diferenciar das demais empresas. O objetivo deste estudo é verificar se a vantagem competitiva poderá ser obtida por meio dessa inovação no modelo de negócios. Para isso, foram realizadas cinco entrevistas com empresas de diversos setores, que fazem uso da co-criação. A análise dos resultados obtidos, por meio da análise de conteúdo, revelou que a participação do cliente é um recurso válido para a diferenciação no mercado e criação de valor para o cliente, independentemente do setor de atuação. As empresas, no entanto, devem estar em constante renovação, buscando sempre inovar, satisfazer os clientes e gerar benefícios a eles.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634