POLÍTICAS PÚBLICAS – SISTEMAS EDUCACIONAIS DO BRASIL E DO JAPÃO

Hanna Gachineiro Ferreri, Leonardo Fernando Cruz Basso

Resumo


O presente trabalho busca identificar políticas públicas japonesas direcionadas para a educação que poderiam ser adotadas no Brasil para melhorar a qualidade do ensino no nosso país. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico com a origem e a estrutura dos sistemas educacionais, explorando e analisando seus pontos fortes e fracos e contrapondo as diferenças. A abordagem histórica foi utilizada a fim de observar os modelos de reformas educacionais, projetos governamentais, parcerias e todo o funcionamento dos sistemas educacionais em questão. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) coordena uma avaliação internacional da educação, onde são produzidos indicadores sobre o desempenho dos sistemas educacionais, conhecido como PISA. Essa avaliação mostra que enquanto o Japão encontra-se entre os primeiros da lista, o Brasil encontra-se entre os últimos. Isso acontece porque além do fator cultural, eles contam com políticas educacionais bem estruturadas. A disciplina, a valorização dos professores e o acompanhamento dos pais são pontos importantes no sistema educacional japonês. Algumas sugestões, baseadas em bibliografias utilizadas, são apresentadas neste trabalho como possíveis soluções para o problema educacional brasileiro, tais como: autonomia dos diretores, aumentar a supervisão na sala de aula, avaliações contínuas dos professores e alunos, parcerias empresariais, entre outras políticas. Para isso é necessário um gerenciamento competente, dedicado a transformar idéias em realidade.

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Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634