PERFIS E CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR DE NEGÓCIO E DO EMPREENDEDOR SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Gilmara de Oliveira Tavares, Luiza Aparecida Balduino, Tatiane Alexandre Silva, Vânia Maria Jorge Nassif

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo identificar os perfis e características do empreendedor social e do empreendedor de negócios. O referencial teórico traz os autores de referencia na área e, por meio de seus estudos, foi possível conhecer os pressupostos teóricos do tema em questão. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória cujo método é o qualitativo. A entrevista foi o instrumento escolhido para levantamento de dados, por meio de um roteiro semi-estruturado permitindo aos respondentes oportunidades para expressarem livremente suas experiências como empreendedores. Foram entrevistados quatro empreendedores sociais e quatro empreendedores de negócios, totalizando-se oito entrevistas. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, conforme Bardin (1977), contemplando onze categorias de respostas para análise de resultados. Os resultados da pesquisa demonstram que, de maneira geral, existem convergências e divergências entre os empreendedores sociais e de negócios. Ambos contrapõem características e perfis apresentando diversas formas para liderar com um empreendimento, seja uma empresa privada ou uma instituição sem fins lucrativos. Dessa forma, os dados mostram que em alguns pontos há semelhanças em seus perfis, pois são determinados, otimistas, acreditam e tem amor pelo que fazem e torcem para dar certo. Outros pontos são divergentes e mostram que os empreendedores sociais têm um comportamento mais afetivo relacionado ao trato com pessoas. Já o empreendedor de negócios tem o seu comportamento centralizado no negócio enfatizando o gosto pela liderança e pelo próprio negócio.

Texto completo:

PDF


Jovens Pesquisadores - ISSN 1806-8634